domingo, 6 de maio de 2012

Cuba abre mão de vaga no Qualifiactório Mundial! Joga Porto Rico.


Após a derrota de ontem no Qualificatório da NORCECA, a seleção cubana ainda teria uma chance de classificação através do Qualificatório Mundial, que acontecerá no Japão. No entanto, a Federação do país anunciou que o time irá abrir mão de sua vaga. Problemas financeiros e dificuldades em pagar as viagens seria o motivo da desistência. Com isso, a tradicional seleção de Cuba está de fora dos Jogos Olímpicos de Londres!

A seleção de Porto Rico deverá receber uma segunda chance e representará a NORCECA no Qualificatório Mundial. A notícia foi confirmanda pela federação portorriquenha, e deve ser validada nos próximos dias pela FIVB.

Cuba é a segunda seleção a abrir mão da vaga no qualificatório. A primeira foi o Quênia, segundo colocado no Qualificatório Africano, dando espeaço ao Peru em jogar o qualificatório.

Uma reflexão pessoal que fica é: Será mesmo que a FIVB não deveria aumentar as vagas para os Europeus? Ou melhor as chances a eles? Com poucas oportunidades e loucos para disputar as Olimpíadas, as equipes ficam presas ao sistema, que não parece justo, vendo países muito pior ranqueados ter a chance de participar do maior evento esportivo do mundo. As Olimpíadas são o maior momento na carreira de qualquer atleta, não me parece correto que quem mais invista no esporte tenha menos chances que outros, as chances deveriam ser no mínimo iguais. Infelizmente quem sai perdendo é o esporte.


fonte: fpvoleibol.com

27 comentários:

  1. Sua reflexão é uma bobagem sem tamanho.
    As selecoes europeias têm suas chances e se desperdiçam, problema delas q são incapazes. Aposto que escreveu isso so por causa da Alemanha, q nao fez NADA na Copa do Mundo nem no pre Europeu e alias nunca fez nada de importante em décadas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porto Rico fez? Peru fez? por acaso eles se classificaram por seus qualificatórios, que por sinal, sem bem inferiories? Tbm não, então que tds se enfrentem e veja quem é o melhor. Acredito que todos devem ter os msms direitos, as msm chances. Ninguém deve ser favorecido por estar em continente A ou b, isso sim é besteira.

      Só acho a forma como acontece a classificação olímpica injusta, apenas isso.

      Excluir
    2. De qqer forma, vc tem o direito de pensar diferente de mim, como eu tenho direito de pensar diferente de vc...peço apenas que respeite minha opinião, fale que vc pensa diferente, mas não fale que o que eu penso é uma bobagem, apenas pq pensamos diferentes. Obrigada.

      Excluir
    3. "NA MINHA OPINIÃO, sua reflexão é uma bobagem..."
      Melhorou? :)

      No mais, os times têm o mesmo numero de chances:
      Copa do Mundo, pre olimpico continental e pre olimpico mundial. Detalhe ainda que pra Europa vão dois pro mundial, ou seja, já é uma vantagem.

      Excluir
    4. Não, não melhorou, mas se vc não quer conversar respeitosamente, blz. Acaba aqui a conversa. ;) tenha um bom domingo.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá Joana, desculpe a invasão mas gostaria de dizer que acho realmente muito triste jogadores como Flier, Kosuch, Skowronska e tantas outras fora da Olimpíada. São atletas de alto nível e suas respectivas seleções possuem nível sim para estarem em uma Olimpíada. Acho que a forma de classificação é injusta sim vendo por este lado e valeria a pena uma revisão neste sistema. Por outro lado temos que pensar que o esporte só se desenvolverá em regiões mais carentes e cheias de problemas socias como na América do Sul, Africa e etc, se estes países tiverem oportunidade de participar destes eventos. Talvez já há algum tempo o campeonato de vôlei nas Olimpíadas devesse aumentar o numero de participantes. Enfim é isso. Valeu!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que deve se pensar também no desenvolvimento do esporte em diferentes países..mas acho que deve ser dado um passo de cada vez.

      Pq não primeiro se preocuprar em levar esses times para Grand Prix, realizar torneios nos países, é assim que se começa, melhorar suas ligas...pouco a pouco.

      Eu só acho que os Jogos Olímpicos são o máximo do máximo na vida de um atleta, me parece injusto alguém que trabalha tanto por um esporte, não poder desfrutar do maior evento que esse pode proporcionar.

      É claro que não dá para classificar todo mundo. Mas pela importância que tem os Jogos Olímpicos, acho que a distribuição das vagas podia ser mais justa.

      Eu acho a maneira como acontece a classifição olímpica hoje cansativa para os times. Eles chegam muitas vezes quabrados nos jogos. Pq não classificar logo os campeões Mundiais e continentais, como acontece no basquete? E depois ter apenas mais um qualificatório mundial. Seria justo, teria pelo menos um representante de cada continente e seria muito menos desgastante. Acho que essa forma seria melhor.

      ;)

      Excluir
    2. Concordo tb! A Polônia tem um bom time, Alemanha, Holanda... com certeza o Torneio Olimpico seria mais competitivo!
      Acho esse sistema de Seleção da FIVB muito injusto! Deveriam copiar o Nasquete onde a Campeã Mundial e Intercontinentais, se garantem direto! As que sobrarem disputsm um Pré Mundial! Muito mais justo!

      Excluir
  4. Eu não concordo, Isso seria favorecer os times Europeus. Apesar das diferenças técnicas entre times europeus e times da América central, por exemplo, todos devem ter a mesma chance de ir aos jogos olímpicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com Thiago.

      Excluir
    2. e o que é pra vc ter a mesma chance de jogar os Jogos Olímpicos?

      Não entendi pq favoreceria os times europeus, se todos disputariam de form igual...ganharia o melhor, justo não é isso, ganhar o melhor estando todos na mesma condição de disputa?

      Excluir
    3. concordo com a joana mello!

      paises que passam o ciclo olimpico inteiro se preparando para uma olimpiada aí vem uma argelia por exemplo e se classifica e deixar por exemplo holanda e alemanha de fora

      12 é uma quantidade ultrapassada bem sec XX hoje o ideal seria levar 16 confederações e abrir 3 vagas diretas na europa

      Excluir
    4. Talvez eu tenha me colocado mal quando disse aumentar a vaga aos europeus, digo isso no quali mundial, acho que todos os continentes deveriam ter mais representantes lá, e que os melhores vençam, é isso que quiz dizer. ;)

      A Ásia por exemplo, tem a chance de jogar com 4 equipes o Quali Mundial. Pq não tbm os Europeus e enfim..

      A minha crítica é a maneira como acontece a classificação olímpica hoje em dia, não acho que seja o melhor para o esporte, nem para os atletas.

      Excluir
  5. Olimpíadas não visa os melhores do mundo, e sim os melhores times/atletas dos cinco continentes.

    Ou seja, os melhores times da Europa, Asia, América, etc. É só olhar a bandeira das olimpíadas que se tem ideia da intenção dos jogos.

    Abrir mais vagas para a Europa desvirtuaria isso.

    Mas eu gostaria que a FIVB tivesse um campeonato assim, que competissem apenas os melhores do ranking. A copa do mundo deveria ser isso, faria mais sentido.

    ResponderExcluir
  6. Bem, é apenas minha opinião...vendo o lado dos atletas, acho injusto alguém ficar de fora pq nasceu em um lugar ou outro.

    Não acho que deveríamos separar as pessoas assim.

    De qqer forma, na minha cabeça, como eu gostaria que fosse a classificação, o campeão de cada continente iria, então todos teriam seus representantes.

    Para mim a classificação deveria ser assim:

    - Sede - 1 país
    - Campeão Mundial(afinal, deve se valorizar o ciclo olímpico certo)
    - Campeão Africano
    - Campeão Asiático
    - Campeão Europeu
    - Campeão da NORCECA
    - Campeão Sulamericano

    Sobram cinco vagas, disputadas igualmente por representantes de todos os continentes. Que os melhores vençam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se fosse assim seria perfeito as 5 vagas ficaria pro mais alto nível de vôlei e jogadoras independente do continente que fosse!!!!se as 5 vagas fosse pra Europa quer dizer que elas mereceram e não se matarão pra jogar como esta sendo o classificatório europeus e outros!!!!

      Excluir
  7. A Olimpíada não é um evento com os melhores do mundo, e sim com os melhores de cada continente. Quando se trata de Olimpíada, "O importante é competir" e não ganhar, foi isso que eu aprendi.

    Se a Europa tem um nível acima, então por que não criam uma "Olimpíada Europeia"? Como os Jogos Pan-Americanos, Jogos Asiáticos e os Jogos Africanos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu tentei explicar antes, minha questão não é o favorecimento de A ou de B, mas acho que atletas do mundo inteiro, não importa o continente deviam ter as mesmas chances de participar de uma Olimpíada, afinal é um evento único, e não acho que isso aconteça hoje em dia.

      Excluir
    2. Eu entendi suas explicações, só não entendi qual foi o momento em todos não tiveram suas chances.

      Por exemplo, a Alemanha não conseguiu a vaga no Qualificatório Europeu e nem vai pro Qualificatório Mundial, mas teve a chance na Copa do Mundo. Já seleções como Peru e Porto Rico não passaram pelo Qualificatório Continental (já considerando o Peru, por causa do Brasil) e vão para o Qualificatório Mundial, lembrando que ambos não tiveram a chance na Copa do Mundo.

      Então deu pra perceber que tiveram chances iguais.

      Excluir
    3. Entendo o que quer dizer...

      Entendo tbm que essa é uma discussão complexa e que dificilmente conseguiremos colocar em palavras aqui extamente o que queremos dizer.

      Mas de qqer forma, continuo achando o sistema de hj falho. Ele é para começar exaustivo...é repetitivo.

      E não acho realmente que as chances são iguais, quando vc, para passar para um próxima fase, ou apra se classificar para um torneio, tenha que enfrentar adversários de níveis tão diferentes. Para alguns é muito difícil, e para outros não. Enfim, acho que sempre que se fechar a classificação dentro de continentes vai ficar injusto, por isso, sou a favor da maior parte das vagas ser definida com so times de diferentes continentes jogando entre si. Eu acho q maneira como acontece a classificação no basquete por exemplo, mais justa.

      Excluir
  8. Boa Tarde Joana! Só não entendi o porque da seleção do Quênia desistir e Peru ir no lugar, não deveria ser uma seleção do continente Africano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que na verdade, da forma como acontece hoje em dia a classificação, jogam o Quali Mundial, além dos 4 asiáticos (que disputam tbm um vaga asiática, além das três do Mundial), apenas mais 4 times, de acordo com o ranking - 2 europeus, 1 da NORCECA e 1 da África/América do Sul (dependendo daquele com melhor ranking).
      O Quênia tem melhor ranking que Peru e Argentina, por isso, o Brasil vencendo o Sulamericano (que é o que todos esperam), eles teriam o direito de jogar o Quali Mundial e nesse caso, nenhum sulamericano jogaria.
      Mas como Quênia, assim como Cuba, por problemas financeiros, optou por não viajar até o Japão. Assim, Peru passa a ser aquele com o melhor ranking entre África/América do Sul, por isso conquista a vaga.

      Excluir
  9. Tô chocado com essa notícia. Como imaginar uma Olimpíada sem as cubanas. Acredito que a FIVB, rica e poderosa como é, deveria ter uma verba extra para esses tipos e casos, bancando seleções que não pudessem arcar com as despesas de viagens para competir.
    Fico muito triste, pois com isso, só o esporte perde e as jogadoras também, que deixam um sonho de uma vida toda escapar sem poder lutar.

    ResponderExcluir
  10. É triste saber que CUBA não irá para as olimpíadas. Pergunto o que Mireya Luiz e Reghla Torres tem a dizer aos fâs delas e de CUBA????
    Por outro lado CUBA não valoriza suas atçetas. Temos um timaço completo delas pelo mundo e todas não tem o direito de jogar por seu país. Calderon; Ortiz; Aguerro; Francia; Mesa; Ramirez; Herreira; Nancy Carrillon. Mesmo a Regla Bell.

    Que CUBA seja derrotada a partir de agora em tudo !!!!!!!
    A federação de CUBA esta atrasada.

    Não foi a toa que a cubana atacante Kenia Carcases saiu fora! Ela já sabia que esse time não teria futuro.

    ResponderExcluir
  11. eu queria saber pq sempre as seleções asiáticas, tem mais Privilégio que as outras seleções ? em especial o japão!
    é muita injustiça!!!!

    ResponderExcluir
  12. nãooo daaa mesmoo esse sistema..veja esse pre sulamericano...acho que nem tem necessidade de ter jogoo kkk vaga direto pro brasil ..
    e esse papo de desenvolver o volei nos outros continentes..vai ver la na africa quem tem $ pra acompanhar ´pela tv, se é que transmitem, os jogos das seleçoes africanas..nas americas a mesma coisa..um esporte so se populariza com o sucesso das seleçoes..e como é impossivel peru, costa rica ter sucesso nos jogos olimpicos??

    ResponderExcluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.