sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Blog Entrevista - Christiane Fürst

O Blog Entrevista de hoje conta com a participação da alemã Christiane Fürst. A central de 25 anos e 192cm, nascida em Dresden, na Alemanha, é considerada hoje em dia uma das melhores meios de rede do mundo, e foi eleita a melhor bloqueadora do último Mundial em 2006. A atleta esta de volta a seleção se recuperando de uma lesão no ombro e nos presenteou com está entrevista exclusiva. Esperamos que gostem...


Oi Chris, primeiro, obrigada por participar desta entrevista, então vamos começar perguntando como você está? Como está a recuperação do seu ombro?

Estou bem, obrigada. Na última semana eu retornei a seleção. Há uma semana estamos treinando aqui próximo a Stuttgart e iremos à Sardenha para jogar o qualificatório para o Grand Prix na quarta feira (sexta é o primeiro jogo). Eu não acho que vou jogar. É muito cedo, mas o Giovanni ainda está pensando sobre isso. Mas somente para entrar e fazer alguns bloqueios.
A cada dia me sinto melhor, mas preciso trabalhar muito. É um caminho longo e difícil para retornar, mas decidi fazer assim porque meus objetivos são ir ao Campeonato Mundial e começar jogando uma boa temporada pelo Fenerbahçe Istanbul.

Você pode nos contar um pouco como e porque você começou a jogar voleibol? E quando você percebeu que o voleibol era algo que queria ter como profissão?

Comecei a jogar vôlei quando tinha 9 anos. Uma mulher veio ao meu colégio enquanto fazíamos educação física. Ela me perguntou se eu gostaria de jogar e eu disse que sim. A decisão de jogar profissionalmente eu tomei, realmente, quando deixei a Alemanha para finalmente ir jogar na Itália. Foi neste momento que eu falei, eu quero mais e mais....

Qual sua opinião sobre o voleibol na Alemanha? Como é o desenvolvimento do esporte no seu país?

Primeiro eu gostaria de dizer que eu estou muito feliz que clubes alemães começaram a participar mais de competições européias e internacionais. O objetivo é voltar a jogar a Champions League. A experiência internacional é importante para melhorar e nós temos muitas jovens jogadoras que querem jogar melhor. O melhor exemplo é quando elas chegam a seleção e ficam animadas em ver como você pode jogar um voleibol de alto nível. Acho que estamos em um bom caminho. Nossas jogadoras estão cada vez melhores e elas também saem para jogar fora da Alemanha.


Você está estudando história na faculdade, certo? Porque você optou por essa faculdade e qual parte da história mais te interessa?

A princípio eu queria estudar medicina. Eu tentei entrar três vezes, mas não passei. Então eu tentei para história e política. A Universidade me aceitou para história, mas eu tinha que escolher uma segunda matéria. Escolhi a ciência da língua – línguas indoeuropéias. Desde sempre me interessei muito por história e depois de anos irei fazer meus exames em história contemporânea.

Infelizmente, aqui no Brasil, os atletas normalmente têm que largar os estudos muito cedo quando eles procuram uma carreira profissional no esporte. Para você, o quão importante é continuar estudando? Você acredita que te auxilia dentro de quadra continuar trabalhando não somente seu corpo, mas também sua mente?

Estudar, fazer algo para a minha mente é muito importante. Não somente porque para uma jogadora alemã é necessário que você possa trabalhar em algo após sua carreira esportiva, mas também me ajuda a me concentrar, também me ajuda a esquecer por alguns minutos o esporte. Me ajuda a achar o equilíbrio e a aprender novas coisas.

Em 2007, você foi jogar na Itália, ainda muito nova. Como foi para você se adaptar a um novo país em seu primeiro ano? O que foi mais difícil?

Foi uma grande experiência e eu tomei a decisão certa em sair da Alemanha. Eu queria tentar, e claro, depois de cinco meses, você quer muito ver sua família e seus amigos. Mas é ótimo. Aprendi uma nova língua, tive a oportunidade de jogar com algumas das melhores jogadoras do mundo, joguei em grandes equipes e você se adapta mais facilmente a uma nova cultura quando sua cabeça está aberta para todas as novas coisas a sua volta. Eu cresci muito nesses três anos lá e estou ansiosa agora para ir para a Turquia.


Uma nova jornada começa para você agora em Istanbul. Quais são as suas expectativas para essa temporada com o novo clube e também para esta grande cidade que você está indo?

Ir para lá é uma grande oportunidade para mim. Estou ansiosa e espero que meu ombro esteja bom quando a temporada começar. É uma cidade enorme e uma cultura totalmente diferente. Quero aproveitar tudo. Mas é mais importante jogar bem, com certeza. Quero ajudar a equipe a alcançar seu objetivo de vencer a Champions League. Temos uma equipe forte com algumas das melhores jogadoras internacionais e do voleibol turco do futuro. Portanto eu espero que seja uma ótima temporada com muitos sucessos e experiência. Para mim, eu quero aproveitar essa grande cidade com sua história, cultura e mentalidade.

Você teve a oportunidade de jogar ao lado de grandes jogadoras, como Angelina Grün, e com apenas 19 anos você participou dos Jogos Olímpicos na Grécia. O que você acha que aprendeu com aquela geração e com aquelas experiências que agora, como capitã, pode usar para ajudar esse novo grupo alemão?

A Grün é um dos melhores exemplos de uma boa companheira de time, capitã e pessoa. Eu tive a grande oportunidade de treinar e jogar com aquela geração e me ajudou a entrar no mundo do voleibol. Durante o verão (na Europa), eu sempre melhorava quando estava com a seleção. Infelizmente, a Grün não estava mais lá no meu primeiro ano como capitã. Assim, eu tento lembrar como ela fazia, mas também tento fazer do melhor jeito que eu posso. Não quero que elas nos comparem. Eu sou Chris Fürst e ela Angi Grün. Nós crescemos de maneiras, em gerações e clubes completamente diferentes. Mas nós queríamos e queremos tentar nosso melhor nos times em que estamos jogando.

Você foi a melhor bloqueadora do campeonato Mundial de 2006 e é considerada hoje em dia uma das melhores centrais do mundo, senão a melhor. Na sua opinião, quais qualidades uma jogadora deve ter para se tornar uma excelente bloqueadora? Algum conselho para jogadoras mais novas?

Bloqueio é feeling, percepção. Você deve estar concentrado, ter boas reações, ler a levantadora e quando está dentro de uma partida tentar se divertir muito. Muitas jogadoras e treinadores acreditam que é uma ação passiva, mas eu aprendi e acho o contrário. Você precisa estar calma e ter foco. Pontos importantes são: espera, o tempo certo, mãos e o jogo contra a levantadora adversária.


Ano passado a Alemanha veio ao Brasil jogar o Grand Prix, e vocês puderam passar um tempo no Centro de Treinamento. Como foi essa experiência para você e suas companheiras? O que você acha do voleibol brasileiro?

Eu já trabalhei com jogadoras brasileiras, e claro, com o Zé Roberto. Eu gosto do estilo de jogo do voleibol do Brasil há muito tempo e estou ansiosa por ter a chance de trabalhar novamente com o Zé esta temporada. O período em Saquarema foi ótimo. Tivemos a chance de trabalhar bem e estar preparadas para o Grand Prix e o Campeonato Europeu.

E do Brasil como país? Nós já pudemos ler que você gostou daqui, do que mais gostou?

Eu sou apaixonada pelo Brasil. Se eu tiver a chance eu quero jogar uma temporada aí para aproveitar a experiência. Eu gosto do jeito de viver de vocês, da comida, especialmente frutas, e que aí é quente.

Bem, 2010, ano de Campeonato Mundial. Quais são as suas expectativas para a participação da Alemanha? Para você, quais times são os favoritos?

Nosso objetivo é chegar entre a 5ª-8ª posição, porque não conseguimos em 2006 e é algo ótimo para a nossa equipe como um todo. É o torneio mais difícil de todos e nós devemos estar muito bem preparadas. Acho que Brasil, Rússia, a jovem equipe da China e também os EUA têm boas chances. Mas o torneio tem suas próprias regras. Vamos ver o que acontece.

Como você se prepara em um dia que tem uma partida importante para jogar? Algum ritual antes da partida?

Uma boa preparação começa já alguns dias antes...treinos, vídeos...Um dia antes e no próprio dia eu fico calma. A partida começa em um determinado horário e antes disso eu tento relaxar, me focar e fazer as coisas normalmente. Antes da partida eu preciso de café – única coisa que é realmente importante para mim.


O que você gosta de fazer no seu tempo livre?

Gosto de relaxar, de sair com amigos e talvez, se tiver mais dias, ver algo do mundo, como passar dois dias em Londres ou algo assim.

Como é Christiane Fürst fora das quadras? Como você se definiria?

Eu acho que você deve experimentar como eu sou. Não sou muito boa em me descrever. :)

Rapidinhas -

- Exemplo no voleibol: Natasa Osmokrovic e “Basia” Bárbara Makowska
- Superstição ou amuleto: Um amuleto
- Uso o número 11 porque: foi o meu primeiro número com a seleção infanto, mas eu também gosto da 7.
- Algo que sinto falta da Alemanha quando estou fora (tirando família e amigos): Família e amigos claro :), pão e bolos alemães.
- Palavra favorita em italiano (se tem): coccole (carinho)
- Palavra favorita em português (se tem): oi filha (Mari Steinbrecher falava)
- Um sonho: Que nós cuidemos melhor do nosso Meio Ambiente e das pessoas ao nosso redor.


Obrigada Chris por ter participado. Você sabe o quanto nós te admiramos e por isso foi uma grande honra ter você aqui no nosso blog. Obrigada por ter disposto um pouco do seu tempo para nos presentear com esta bela entrevista. Te desejamos boa sorte nesta caminhada até o Mundial.
(Thanks Chris for participating. You know how much we admire you and for that it was a big honor to have you here in our blog. thatnks for giving a bit of your time to delight us with this great interview. We wish you good luck in this journey till the World Championship.)

22 comentários:

  1. Muito boa a entrevista Joana .Parabéns
    essa entrevista mostrou como ela é simples e inteligente

    ResponderExcluir
  2. Realmente ela é inteligente e simpática....parabéns meninas...adorei!!!

    ResponderExcluir
  3. "Oi filha"
    Hahahahahahahahaha
    Essa expressão simplesmente não combina com ela.

    ResponderExcluir
  4. ótima entrevista meninas adorei, e a furt é muito simpática...

    ResponderExcluir
  5. Aaaaah que tudo! Ela é simplesmente sensacional. Simpatia em pessoa! Adorei a entrevista, meninas ;)

    ResponderExcluir
  6. Parabens pela entrevista meninas, eu sou muito fã da Furst, gostei mto do vsf ter entrevistado essa grande jogadora, muito simpatica como sempre =)

    ResponderExcluir
  7. adorei!super simpatica, humilde.
    ela gosta mesmo do brasil,como já falei aki no blog, até a foto no perfil do facebook é uma dela no rio. espero ve-la jogando um dia na superliga, seria bacana... não custa nada sonhar :)

    ResponderExcluir
  8. Great,Mellos! I do love you and your blog;)

    ResponderExcluir
  9. nossa adorei conhecer um pouco mais de uma das melhores jogadoras do mundo sou muito fã dela e adorei oh ´´ oi filha``...

    ResponderExcluir
  10. Obrigado pela entrevista ! Joana.

    Can I add my site of the Turkish version ?

    ResponderExcluir
  11. Hey Karub.
    Sure, what is your site? Just please if you can put the credits :) Also in respect to Furst. ;)
    Kisses

    ResponderExcluir
  12. Thanks. I'm burak-ı naz :)

    My blog > filedefener.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oh, Hiiii!!) To to know your name now..hehe, can call you corecly in the forum..hehehehe :) good to see you here.

    Congrats for your blog. ;)

    ResponderExcluir
  14. Amei a entrevista...parabéns!!A Fürst é melhor...muito obrigada também, porque não é em qualquer lugar que encontramos entrevistas com a Fürst.

    ResponderExcluir
  15. Q bom q gostou Mirella. Ficamos felizes. E se é ova no blog, bem seja Bem-vinda! :) Como sempre falamos aqui, qualquer duvida, critica, idéia..é só entrar em contato, tentaremos atender o mais rápido possível. :)
    Bjos

    ResponderExcluir
  16. Hi Mello sisters. it is a great interview in a warm friendly way with a humble star player. After read your blog interview, hereafter i am more impatient to see and have a talk chance with her in istanbul. Your blog is very nice. May i learn something in portuguese to shout at the gym to support our brasilians? for example i know vamos in spanish, same pronounce in portuguese? is there any word else how brasilians motivates their players and coach? and we are planning to make a banner to welcome new players at first matches? what we have to write in your language "welcome to Fenerbahçe our new yellow angel Fofao"

    ResponderExcluir
  17. Hi, well, thanks, glad that you liked it! :)

    F6urst is an amzing player and a great girl, I'm sure you will love to meet her there :)

    Yeah, Vamos we use in portuguese too, similar to spanish, but spanish sometimes speak 'v' with sound of 'b', we sound as 'v' indeed..hehe
    Or you can say just "Vai" (means the same as vamos, but in singular, so is direcly to the person, vamos is when you concording with we..
    You go - vai
    we go - vamos see..so you can say Vai

    Or ysing Ace when they serve...things like that. ;)

    The translation you can use for the banner is "Bem-vinda ao Fenerbahçe nossa nova yellow angel Fofão" (the translation for yellow angel would be anja amarela, but that do not sound pretty, so if I were you I would let the yellow angel in english ;))

    If you need any more help just let us know. If you prefer can add me in facebook. ;)
    Kisses

    ResponderExcluir
  18. :) vale Joana, obrigado
    Lets see how we can communicate with Fofao, i wonder if she speaks english?
    i think it wont be difficult with coach Ze Roberto.

    You maybe know we are a bit kind of warm contact fans who support players trying to motivate all the game, also chants their names after the game, most of times going to talk with them after the end of match unless it is a derby game (only then the high tension of gym and police wall doesnt let us )

    Gamova couldnt speak english much, because of that it was difficult to communicate with her, but she was very nice with us. Nati is incredible, i missed to talk with her. Lets see how the new yellow angels approach us.

    Of course you are very helpful, and perhaps we need more help during the season :)
    but unfortunately i am not using facebook, i am one of rarely seen person about this, still standing opposite it. imagine i am going to all men-women basketball and volleyball games, so that what a deep contact could build if i had add all the players facebook jeje some friends are doing but i dont want to bother them,they would fed up, anyway.

    i have been in spain for a few months, i know how it was sounding strange they use "b" instead "v". we also use "V" in our language, then i can shout Vvvaamooos Fofao! Vai ..Venga!

    You said "Or ysing Ace when they serve...things like that. ;)"
    what did u mention? u mean singing ace for example when Fofao use serve?
    what can i say if she makes an ace "bravo,go on like this"

    and in a face to face dialog can i call her Fofao? is the pronounce same as written Fo fa o?
    what about coach? how can i call him in a polite way? your full names are being too long, nicks are better and actually Ze Roberto is easy short form for us to make a song for his name (yes everyone in the team has own melody with name) but does it sound wrong to say Mr. Roberto or Mr. Ze Roberto? in after match dialog?

    Maybe by the time i create a more friendly manner, calling him "hey coach! how do you do" jeje , as i used to do with our former coach Jan de Brandt. He has been presented me a special team shirt after celebrated the title although i didnt ask anything from him jeje

    you can imagine how we support shouting and shouting, sometimes need efforting as players in hard games, sweating more than bench players. thats why the team has good contact with fans. And i am also writing the atmosphere of game in the blog.

    Fofao and Ze Roberto, also the other newbies are very professional and experienced persons. We will just try to adaptate them as soon as possible to our style.

    Thanx again, see you

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Hi Sensiblex,

    its ok, I jsut mention facebook, cause maybe it would be easier for you..but you can write in any post here too, we will do our best to hlp you with anything. ;)

    I know you guys are very entusiastics cheering. Particulary I'm a Foppapedretti fan..so offen we are in different sides hehe, but its always great to see some more volleyball lovers. That is the important ;) And I really like Furst and Osmokrovic, so you will have a bit of my admiration this season ;)

    I dont know if Fofão speaks english to be honest with you, but if you can speak a bit spanish, then she will definelty understand, not only portuguese sounds a lot with spanish, but also she played in Spain one season too, so I'm sure you will find a way to talk to her! :) And Zé probably speaks a bit english for sure.

    Like I already said, any help you need there, you can just talk to us here ;)

    What I said about the 'ace' thing is that, well, here in Brasil when a player from the team we support goes to serve, before she serves, we liek singing, "Ace, Ace, Ace" liking asking for an ace while she serves...:) so you can try that. ;)

    And if they do something good, you can scream "Boa" or "Boa Bola" (good ball)

    And yeah of course, you can call her Fofão, and can call Zé Roberto, Zé...here in Braisl we are used to call them like that, so wont be unpolite if you do, dont worry, we are used to call everyone by nicknames. :)

    And when go talk to them, you can say "Oi, tudo bem?" (Hi, how are you?)

    Yeah, I can imagined how tiring you get after a match, here in Braisl in somematches we are like that too, and I know its really exausting sometimes. :) But its a nice thing, and a nice support.

    We would love to know about games atmospheres from you here during season! :) Thanks, that will be great! :)

    I wish you all good luck this season, though you can be kind to Foppa this season, you have very strong team, dont need to smash us..eheheh ;)

    See ya dear,
    Kisses

    ResponderExcluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.