sexta-feira, 2 de julho de 2010

Perfil - Logan Tom



Informações Gerais:

Posição: Ponteira
Data de Nascimento: 25/05/1981
Local: Napa, Califórnia (EUA)
Altura: 186 cm
Faculdade: Relações Internacionais - Stanford University
Clube Atual: Fenerbahçe (TUR)

Logan Tom é uma jogadora do mundo...desde que começou sua carreira profissional, nunca esteve dois anos seguidos na mesma equipe, e lá se vão 6 Ligas diferentes. Muito talvez por ser sempre uma jogadora desejada por todos, não a toa, claro. Logan é indiscutivelmente fantástica, não existe um fundamento que não execute com perfeição, ataca, passa, bloqueia, defende e saca com uma categoria que só se vê nas grandes atletas. Na próxima temporada a jogadora muda novamente, e irá atuar na China, com uma velha conhecida, a treinadora Lang Ping, com quem foi prata em Pequim. Podemos assegurar que Tom é uma das maiores jogadoras americanas de todos os tempos, e uma das maiores jogadoras do vôlei mundial atual, por isso ela é a nossa protagonista do Perfil de hoje.



Logan Tom nasceu dia 25 de maio em Napa, Califórnia. Filha de Kristine e Melvyn Tom. Seu pai é um ex jogador da NFL (Liga Profissional de Futebol Americano). Quando ainda muito nova, seus pais se separaram e Logan foi morar com a mãe e o irmão em Salt Lake City, Utah, onde cresceu. Passava seus verões com o pai no Hawai, aprendendo a surfar. Um Utah, Logan estudou na Highland High School, onde praticou diversos esportes como futebol, basebol, caminhada e basquete antes de, aos 13 anos, descobrir o voleibol. Uma curiosidade é que Logan chegou a ser selecionada para a equipe estadual de basquete, mostrando toda sua habilidade para o esporte de uma forma geral. No voleibol, desde cedo se mostrou diferenciada, foi duas vezes campeã estadual com o seu colégio, e na época chegou a conquistar o recorde de pontos do Estado, este, depois, foi batido, mas até hoje, Logan detém a segunda melhor marca. Em 1998, recebeu o prêmio da Gatorate de Melhor Jogadora Escolar Nacional do Ano, o primeiro prêmio individual de muitos.

Em 1999 entrou para a Stanford University para estudar Relações Internacionais. Já no primeiro ano, como caloura, Logan foi vice-campeã da NCAA, ao lado de Kerri Walsh, hoje campioníssima no vôlei de praia. A Liga Universitária é o principal torneio de voleibol nos EUA, já que não possuem uma Liga profissional. As boas atuações lhe renderam o prêmio da AVCA de "Freshman of the Year" (Caloura do Ano) e a levaram para Seleção Americana Juvenil, com a qual disputou o Campeonato Mundial da categoria no mesmo ano.



Suas atuações eram tão impressionantes que em 2000, com apenas 19 anos, Logan foi convocada para a seleção principal. Jogou o torneio de Montreux (7º) e o Grand Prix (6º) antes de ser chamada para participar nada mais nada menos de sua primeira Olimpíada, em Sydney, e assim se tornar a americana mais nova a ser convocada para uma seleção olímpica de voleibol. Os EUA tiveram uma bela atuação e acabaram na quarta colocação após perder a medalha de bronze para o Brasil. Em 2001, Logan foi campeã da NCAA com Stanford e eleita a MVP. E em 2002 foi mais uma vez vice-campeã do campeonato universitário. Nesses dois anos de faculdade tinha como companheira uma outra jogadora conhecida internacionalmente hoje em dia, a ponteira/oposta Ogonna Nnamani. E nos dois anos recebeu os prêmios da AVCA National Player of the Year (Jogadora do Ano pela AVCA) e Honda Best Female College Volleyball Player (Melhor Jogadora Universitária pelo prêmio Honda).

Os recordes jogando por Stanford foram:

Maior número de pontos numa partida - 39 contra UC Santa Bárbara (01/12/2000)
Maior número de aces numa partida - 5 contra Washington State (02/11/2000)
Maior número de defesas numa partida - 23 contra UC Santa Bárbara (01/12/2000)
Maior número de bloqueios numa partida - 8 contra Washington State (17/09/1999)


Com a seleção americana foi campeã do Grand Prix 2001, ao vencer a China na final por 3x0. E em sua principal conquista até então, surpreendendo a muitos do vôlei mundial, chegou a final do Campeonato Mundial em 2002. Os EUA acabou perdendo a final para a seleção Italiana, que contava com algumas jovens promessas, que vocês talvez reconheçam, como a levantadora Lo Bianco, a ponteira Piccinini e a oposta Togut. Foi um jogo incrível, decidido somente no quinto set (Estatística do jogo).



Foi em Janeiro de 2003 que o voleibol passou a ser verdadeiramente a profissão de Logan Tom. E foi um time brasileiro que marcou essa passagem na carreira da jogadora, o MRV Minas. Logan veio para atuar ao lado de jogadoras como Fofão, Érika, Elisângela, e as jovens Fabiana e Sheilla. A primeira partida no Brasil, Logan assistiu das tribunas, logo um clássico, entre Minas e BCN Osasco, e viu o Minas virar de forma incrível após estar perdendo por 24x17 um set e vencer o jogo. A temporada foi boa para a jogadora, titular da equipe, terminou com o vice-campeonato da Superliga, perdendo para o mesmo BCN Osasco nas finais. Com a seleção os bons resultados continuaram. Com os EUA participou de diversos torneios em 2003, quarta colocada e eleita melhor recepção do Montreux Volley Masters, bronze no Grand Prix, ouro no Campeonato da NORCECA e dos Jogos Panamericanos de Santo Domingo, onde também recebeu o prêmio de "Melhor Recepção". No final do ano jogando a Copa do Mundo, chegou na terceira colocação, e com o bronze veio a classificação para os Jogos Olímpicos de Atenas. Terminou o ano recebendo nos EUA o prêmio "Women's Sport Fundation Sportman of the Year", sendo eleita a melhor atleta de 2003, a primeira entre 8 finalistas.



Na temporada 2003/2004, Logan seguiu progredindo na sua carreira e foi atuar no campeonato italiano, ao assinar por uma temporada com o Monte Schiavo Jesi, onde jogavam também as levantadoras Lo Bianco e Sliwa, as meios Leggeri e Ritschelova, a oposta Togut, além a experiente alemã Sylvia Roll. O Jesi acabou parando nas semifinais do Italiano após perder para o Foppapedretti Bergamo por 3:0 na série. Logan foi também, nesta temporada, vice-campeã da CEV Cup (hoje equivale a Challange Cup). O Jesi perdeu a final para o mesmo Bergamo num jogo muito disputado, que acabou 3x2 para o adversário. Nas estatísticas, Tom acabou a temporada como a 6ª melhor ponteira/oposta do campeonato italiano, atrás de Zetova, Grün, Pachale, Costagrande e Beccaria.



De volta a seleção, 2004 não poderia ser mais importante, Logan seguia para sua segunda Olimpíada. Antes disso, uma participação no World Grand Prix, que rendeu aos EUA a medalha de bronze vencendo Cuba por 3x0 (Logan foi a maior pontuadora da partida com 14 pontos), e a Logan o prêmio de "Melhor Saque" e MVP do torneio. Logan saiu também em uma edição especial da revista FHM magazine, em um especial dos Jogos Olímpicos. Em Atenas, mais uma vez o Brasil pela frente, e mais uma derrota. Nas quartas de final, os EUA acabaram perdendo para o Brasil por 3x2 em uma das partidas mais disputadas dos Jogos (Estatística do jogo). Após este ciclo Olímpico, Logan optou por ficar de fora da seleção nos anos de 2005, 2006, e quase todo 2007, decidiu dedicar-se somente aos clubes e também ao vôlei de praia, retornando só para a Copa do Mundo em 2007 para conseguir a classificação para os Jogos de Pequim. Mas falamos melhor de seu retorno a seleção mais a frente.



Na temporada 2004/2005, Logan continuou na Itália, mas mudou de time, saiu de Jesi e assinou com o Pallavolo Chieri, onde jogou ao lado da búlgara Zetova, da companheira de seleção Danielle Scott, e da brasileira Virna, de quem se tornou grande amiga. O técnico era o italiano Guidetti, hoje treinador da seleção alemã. O Chieri acabou a temporada eliminado nas semifinais para o Bergamo, mas se sagrou campeão da Top Teams Cup (hoje equivale a Copa CEV), vencendo, na final, o TSV Bayer 04 LEVERKUSEN por 3x0. E Logan acabou sendo a quinta melhor sacadora na Itália, somando 53 aces. Na temporada seguinte, 2005/2006, Tom decidiu mudar novamente e acertou com o Volero Zurich, da Suíça. Foi campeã, eleita "Melhor Atacante" e MVP da Liga.

Foi em 2006 que Logan decidiu experimentar algo novo, e ao invez de estar com a seleção, optou em passar o verão jogando vôlei de praia, na AVP Pro Beach Tour. O seu primeiro torneio aconteceu entre os dias 5 a 7 de Maio em Tempe. Ao todo Logan participou de 9 etapas, e teve 3 parceiras diferente, Brittany Hochevar (4 etapas), Brooke Hanson (3 etapas) e por último Holly McPeak, com quem jogou somente duas etapas, mas com quem alcançou os melhores resultados, com uma 5ª colocação. Em premiações Logan recebeu 10.600 dólares durante as 9 etapas, venceu 17 jogos e perdeu 18.




De volta a temporada de clubes, Logan assinou com o Spar Marichal Tenerife, da Espanha, para a temporada 2006/2007. A Espanha ainda contava com uma liga forte, e o time foi montado pensando em títulos. Eram destaques da equipe também a meio holandesa Ingrid Visser, a polonesa Milena Rosner, a cubana Ana Ibis Fernandez e a oposta turca Darnel. O Tenerife começou muito bem a temporada, e após passar por Pesaro e Cannes nos playoffs, chegou ao Final Four da Champions League em Zurich. Acabou perdendo a semifinal para o Bergamo por 3x0, mas soube se recuperar e no dia seguinte Logan venceu o bronze contra as donas da casa e seu ex-time, o Volero, também por 3x0. No retorno a Superliga Espanhola surgiram problemas. Logan alegou problemas familiares e deixou a equipe treinada pelo brasileiro Cláudio Pinheiro e retornou aos EUA. Ninguém sabe ao certo até hoje o que aconteceu realmente, os espanhóis ainda não entendem e também não perdoam Logan, mas o fato foi que de volta aos EUA, Logan optou por jogar mais uma vez o AVP de vôlei de Praia. Assim, sem uma de suas principais estrelas, ficou ainda mais difícil para o Tenerife, que acabou terminando com o vice-campeonato ao perder a final para o Murcia, que contava com uma equipe incrível com Fernanda Venturini, Glinka, Sokolova, Metcalf e Vargas.



No verão de 2007 então, Logan retornou as areias, e agora com mais tempo disponível, pode jogar mais torneios e conseguir melhores resultados. Ao todo foram 16 etapas (10 delas jogadas ao lado de Holly McPeak), 40 jogos vencidos, 31 perdidos e 42.100 dólares somados. A melhor colocação foi um segundo lugar em Louisville, após perder a final para Walsh e May dia 27 de Maio. (resultados de Logan na praia - http://www.bvbinfo.com/player.asp?ID=7388&Page=2#2006AVP). No fina de 2007, Logan foi convocada novamente para a seleção americana de Lang Ping, para jogar a Copa do Mundo, torneio classificatório para as Olimpíadas. Os EUA foi muito bem e perdeu somente dois jogos na última rodada, para a Sérvia e para a Itália, terminando em terceiro, mas conseguindo a classificação. Logan foi a terceira maior pontuadora com 164 pontos, 6º melhor bloqueio, e ainda uma das três concorrente ao prêmio de MVP.



Em 2008 mais um ano importantíssimo na carreira de Logan, mais uma Olimpíada a caminho. Um pouco antes, pela temporada 2007/2008, jogando então pelo Dinamo Moscow, Logan foi vice-campeã da Superliga Russa, perdendo a série final para o Zarechie Odintsovo. E ao lado das russas Gamova, Godina, Gracheva e Borodakova, acabou caindo antecipadamente na Champions League, após perder os playoffs 12 para o Jesi da Itália. Mas o ano continuava, e a seleção contava muito com as boas atuações da jogadora. No Grand Prix, os EUA terminaram na quarta colocação. E nas Olimpíadas, como todos sabem, veio a prata. Foi um caminho difícil percorrido pelas americanas, estiveram a um passo de serem eliminadas nas quartas pelas italianas, mas viraram a partida e fecharam no quinto set. Nas semifinais, as cubanas não foram problema, as venceram com facilidade por 3x0. Na final, mais uma vez o Brasil, algoz de Logan em Olimpíadas, e não foi diferente desta vez. Tom foi a maior pontuadora dos EUA, mas nem seus 16 pontos impediram a derrota por 3x1, e foi num erro de Logan no ataque que deu o título inédito as brasileiras. Mas a prata foi muito comemorada pelas americanas que sabiam da dificuldade que seria vencer do Brasil naquele momento. Logan saiu ainda como maior pontuadora dos Jogos.





Novo ciclo, e a temporada 2008/2009 começa com mais mudanças para Logan. Mais uma vez ela opta por trocar de Liga e de país e acerta com o Hitsamitsu Springs do Japão. Tom teve dificuldades em se adaptar a um país tão diferente, mas mesmo assim ajudou sua equipe a chegar na segunda colocação no final da temporada. Na seleção foi mais um ano de férias para Logan. Agora McCutcheon é o técnico, e 2009 foi um ano de testes com novas meninas.

Na temporada passada, Logan retornou a Itália, assinou com o Asystel Novara, um dos clubes mais badalados e de maior expectativa do ano. O clube queria seu primeiro título italiano da história, e apostou forte nas contratações. Além de Logan trouxeram a holandesa Manon Flier, a levantadora Kirilova, a meio italiana Barazza, e mantiveram nomes como Kozuch e Paggi. No entanto, com o passar dos meses, só vieram decepções. Logan foi uma das poucas jogadoras que conseguia manter a boa qualidade de seu jogo, e pode se dizer que Tom foi a responsável por carregar o time na maioria das partidas. Mas vôlei é um esporte coletivo, e ninguém consegue decidir sozinha. Em uma série de erros da diretoria e da comissão técnica e de brigas entre as jogadoras e o técnico Pedullá, o que se conseguiu no final das contas foi uma quarta colocação na Champions League, após perder a semifinal para o Bergamo e o bronze para o Cannes. No campeonato italiano, o Novara acabou eliminado nas quartas de final pelo Scavolini Pesaro, e também, nada foi conquistado na Coppa Italia. Mas apesar da má campanha do Novara, a temporada não precisa ser esquecida por Logan, a jogadora saiu valorizada, já que foi uma das poucas que rendeu bem na equipe durante todos os jogos, foi a 5ª maior pontuadora do campeonato e a 4ª melhor sacadora.



Agora, 2010, ano de Mundial, e o que se espera é que Logan atue pelos EUA. O técnico McCutcheon já conversou com a jogadora e ela está convocada para jogar o Grand Prix que acontece em Agosto. Mais um trabalho se inicia com a seleção e Logan irá continuar mostrando todo seu talento pelas quadras mundo a fora, e será comandada mais uma vez por Lang Ping no time do Evergrande da China na próxima temporada. Muitos dizem que Logan joga pelo dinheiro, mas o que há de errado nisso deste que seja profissional? Com os EUA sempre mostrou muito prazer em representar seu país, e fazer parte da família de voleibol que é a seleção americana. Logan está provavelmente em uma de suas melhores fases como jogadora, muita técnica e agora experiente o suficiente para passar pelas situações mais delicadas de um jogo. Logan Tom é simplesmente Logan Tom.



Atualizações:
- World Grand Prix 2010: Ouro
- Jogou o Campeonato Mundial Japão 2010: 4ª posição
- 2010/2011: Vice Campeã Chinesa com a equipe do Guangdong Evergrande (CHN)
- 2011/2012: assinou por um ano com o Fenerbahçe Acibadem (TUR)
- World Grand Prix 2011: Ouro
- Copa do Mundo 2011: Prata
- 2011/2012: Campeã da Champions League com o Fenerbahçe Universal


fonte: logantom.info, wikipedia.com, fivb.com, site da Lega, bvbinfo.com, gostanford.com

17 comentários:

  1. Gosto e admiro muito ela !
    Joga muito ...ee que timasso do Minas hein
    com Fabiana , Logam , Sheilla , Fofão
    bem que ela poderia voltar a jogar no Brasil !1

    ResponderExcluir
  2. Seria meu sonho realizado ela no brasil d novo!

    ResponderExcluir
  3. Gostaria que o blog fizesse o perfil da Furst
    sou um grande fã dela também ...

    ResponderExcluir
  4. Gostaria que o blog fizesse o perfil da Furst e da Lo bianco!
    sou uma grande fã delas!

    ResponderExcluir
  5. LOGANNNNNNNNNNNNNN‼‼♥

    ResponderExcluir
  6. Matheus, a gnt tem o desejo de tentar fazer uma entrevista com a Furst pro blog no futuro....;)
    Vamos ver se sai....enquanto isso vamos colocar uma matéria que saiu com ela em uma revista na Italia..bem legal.

    ResponderExcluir
  7. ALLAN FABIAN FALA:
    EU GANHEI UM PRESENTE ANTECIPADO jOANA ...
    PQ EU AMO A LOGAN ...
    E MEU NYVER É DIA 7DE JULHO AGORA ,....
    BRIGADO ...
    E LOGAN ..É FANTASTICA AMO VE-LA JOGANDO UM VOLLEY DE QUALIDADE COMO POUCAS ...
    ELA FOI A MELHOR JOGADORA DE PEQUIM ..E ISSO FOI INQUESTIONAVEL ...E NEM O ULTIMO PONTO QUE ELA DEU AO BRASIL ...VAI APAGAR SEU BRILHO ...POIS TENHO CERTEZA QUE ELA SERÁ CAMPEÃ MUNDIAL ESSE ANO!!!!!

    AMO A LOGAN DEMAIS, SERIA MEU SONHO VE-LA JOGANDO DENOVO NO BRASIL 2

    ResponderExcluir
  8. Ficamos felizes que tenha gostado Allan! Concordo q a Logan foi a melhor das Olimpíadas e tbm que aquele erro final nunca apagaria seu brilho, errar faz parte, só erra quem tenta certo? :)
    A Logan é com certeza uma das maiores ponteiras mundiais.
    E aproveito o espaço então para te desejar um feliz aniversário! :)
    Tudo de bom!
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Allan Fabian diz:
    Obrigado Joana ...vou te add no orkut ..e que Deus te abençõe....
    e alias ...queria saber se não tem vaga pra trabalhar nesse blog ..que é maravilhoso!!!?
    rsrsrs

    ResponderExcluir
  10. Oi Allan, pode ad lá...

    hehehehehehehehe

    Po....quem sabe um dia se o blog virar algo mais sério...rsrsrssrss....mas agora é só mesmo um hobby. ;)

    ResponderExcluir
  11. CAMPANHA:VOLTA PRO BRASIL LOGAN!

    ResponderExcluir
  12. E esqueci de falar gostaria de um perfil da Nicole Davis tbm

    ResponderExcluir
  13. Allan Fabian:
    Seria maravilhoso da nicolle ou da SYKORA ..QUE É DEMAIS....A FABI TEM Q APRENDER COM ELA!!!

    ResponderExcluir
  14. Excelente perfil!! Muito bem pesquisado, parabéns!!
    Adoro a Logan, acho que é uma das melhores jogadoras do mundo, além de ser mto simpática pelo que ja vi nas entrevistas!

    ResponderExcluir
  15. joana vc que sempre realiza nossos pedidos gostaria que vc fizesse o perfil de sokolova e gamova!!! obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gnt ja fez um da Gamova, foi um dos primeiros. ;) O da Sokolova esta anotado. Bjos

      Excluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.