terça-feira, 30 de março de 2010

Perfil - Margareta Kozuch


Informações Gerais:

Posição: Ponteira/Oposta
Data de Nascimento: 30/10/1986
Local: Hamburgo, Alemanha
Altura: 187 cm
Apelido: Maggi
Clube Atual: Unendo Yamamay Busto Arsizio (ITA)
Faz parte da campanha FIVB Heroes

Margareta Anna Kozuch é o nome dessa menina de apenas 23 anos, mas que já é considerada por muitos um dos grandes nomes do voleibol mundial atualmente. Ano passado com a seleção de seu país, a Alemanha, Kozuch pode mostrar todo seu crescimento dentro das quadras e provar que uma grande estrela está nascendo. Hoje iremos contar uma pouco mais da trajetória dessa jogadora, que encanta tanto pelo seu potente ataque quanto pela sua simpatia e sorriso fácil.

Kozuch nasceu dia 20 de outubro de 1986 em Hamburgo na Alemanha. Se considera meia alemã meia polonesa, já que seus pais são poloneses, o que faz, até hoje, a jogadora ter uma relação muito próxima com o país vizinho, inclusive fala fluentemente o polonês, usa a língua para se comunicar com seus pais, e por diversas vezes passou suas férias na cidade de Gdansk, na Polônia, onde tem familiares. A família conta ainda com duas irmãs mais velhas, Alexandra e Katharina. Curiosamente os pais da jogadora se conheceram em um torneio de voleibol na Polônia, os dois eram jogadores, assim Maggi teve muita influência e desde muito cedo mostrou interesse por esportes coletivos, foi no voleibol que encontrou seu caminho. Sua carreira teve início na equipe do TuS Berne em 1997. Em 2002, pela equipe do CVJM Hamburgo, conquistou o terceiro lugar no Campeonato Alemão Infanto, o que a levou no ano seguinte, em 2003, a série máxima da Liga Alemã. Kozuch atuou pela equipe TV Fischbek Hamburgo, que depois passou a se chamar N.A. Hamburgo, até 2007.

As grandes atuações da jovem logo fizeram os técnicos alemãs abrirem os olhos para a atleta, e desde 2003 ela é convocada para defender as cores do país nas seleções de base. Em 2004 ficou na 7ª colocação na Campeonato Europeu Junior. Em 2005 surgiu a sua frente uma grande dúvida, ela foi contactada pelo técnico da seleção Polonesa, que a propôs ir jogar pela Polônia. Kozuch não havia sido convocada para seleção adulta ainda, e chegou a considerar a proposta, indo inclusive passar um tempo no centro de treinamento de voleibol da Polônia. No entanto, a decisão final foi mesmo por defender o país onde nasceu e foi criada, Kozuch afirmou em uma entrevista ao site da confederação alemã que seus pais jamais a pressionaram a nada, que deram total liberdade para ela escolher seu futuro, e que ela achou mais que natural escolher o país onde nasceu, foi criada, e de onde obteve suas noções no esporte. A escolha parece ter sido acertada, e já em 2006, aos 19 anos, foi convocada para a seleção adulta, com quem jogou o Campeonato Mundial de 2006, no Japão, onde a Alemanha acabou na 11ª colocação.


Maggi no Mundial de 2006

Maggi recebeu o prêmio de esportista do ano em Hamburgo em 2005, e na temporada seguinte, 2006/2007 se sagrou a maior pontuadora na Bundesliga. Isso, somado as suas atuações com a seleção alemã, abriram as portas da jogadora para o mercado externo, e em 2007 veio a decisão de se mudar para a Itália. Assinou na temporada 2007/2008 com a equipe do Kerakoll Sassuolo. Jogando ao lado de atletas como Carmem Turlea, e disutando um campeonato tão competitivo como o italiano, Kozuch só viu seu voleibol crescer. O Sassuolo acabou caindo nas quartas de final para o Scavolini Pesaro no Campeonato Italiano. Foi lá que Kozuch conheceu uma de suas melhores amigas atualmente, a ponteira tcheca Helena Havelkova.

Jogando pela equipe do Sassuolo


Com a amiga Helena Havelkova

No período entre temporadas, em 2008, junto com a seleção alemã, Kozuch participou do classificatório Europeu para as Olimpíadas de Pequim em casa, na cidade de Halle. Mas a Alemanha acabou eliminada nas semifinais para a Rússia, deixando a seleção de fora das Olimpíadas. No final do ano Kozuch assinou com um dos grandes na Itália, a equipe do Novara. Foi para jogar como ponteira, mas uma infelicidade com a oposta polonesa Podolec, que machucou seriamente o ombro, fez Maggi ser deslocada a posição de oposta. E foi assim que se tornou um dos grandes destaques do time, venceu a Copa CEV, e terminou o campeonato italiano com a segunda colocação.

O ano de 2009 foi realmente iluminado para a jogadora. Sucesso com o clube, mais sucesso ainda com a seleção. Com uma equipe renovada, a Alemanha mostrou em 2009 uma geração talentosa e preparada para dar muito trabalho as grandes forças do vôleibol mundial. Primeiro conquistaram a terceira colocação na Grand Prix, medalha inédita para o país. O time passou uma temporada treinando em Saquarema no Rio de Janeiro antes do início deste torneio, o que parece ter dado resultado. Mais tarde, em Outubro, chegaram a 4ª colocação do Campeonato Europeu disputado na Polônia, onde venceu seleções como a Sérvia e a Turquia apresentando um alto nível de jogo. Na fase final acabaram perdendo para a Itália nas semifinais (time que se sagrou campeão da competição), e não conseguiu reunir forças no dia seguinte para vencer a medalha de bronze diante de um ginásio barulhento que apoiou todo o tempo a seleção da casa. Para Kozuch veio um prêmio de consolação, e que prêmio, o de maior pontuadora do Campeonato Europeu.


Medalha de bronze no Grand Prix 2009


Maior Pontuadora do Campeonato Europeu 2009

Na temporada 2009/2010, Kozuch decidiu continuar com a equipe do Novara, que contratou um elenco estrelar, com nomes como Manon Flier, Logan Tom e Irina Kirilova. As coisas não vem sendo como o time esperava, depois de um caminho conturbado, a equipe chega questionada nessa fase de definições. Porém as atuações do Asystel na Champions League provam que a equipe pode ser muito competitiva, e agora vai com tudo par tentar vencer pela primeira vez o principal torneio de clubes na Europa, e assim, quem sabe ganhar forças e confiança para os momentos decisivos da Liga Italiana. Maggi vem sendo uma das principais jogadoras do time no momento, e referência para a levantadora Kirilova.


Maggi atuando pelo Asystel Volley Novara

Margareta Kozuch é aquele tipo de jogadora que conquista a todos por onde passa. Não por acaso, já que uma de suas maiores características dentro e fora de quadra é sua simpatia. Dificilmente ela não está sorrindo para companheiras e seus fãs, soma-se a isso uma atleta competente, com ataque forte, e vontade para dar e vender, esse é o resumo de uma jogadora que com apenas 23 anos já contabiliza mais de 150 jogos pela seleção principal de seu país. Não há dúvidas que Maggi é diferenciada, e como é bom saber que teremos o prazer de vê-la por muitos anos ainda.




Atualizações:
- Sétima colocado no Campeonato Mundial 2010 com a seleção alemã

- Se transferiu ao Zarechie Odintsovo (RUS) para a temporada 2010/2011
- Medalha de Prata no Europeu Itália/Sérvia 2011
- Se transferiu para o ATOM Trefl Sopot (Polônia) para a temporada 2011/2012
- 2011/2012: Campeã da Liga Polonesa
- 2012/2013: Assinou com o Unendo Yamamay Busto Arsizio (Itália)



fonte: margareta-kozuch.com; cev.lu; site da lega; volleyball-verband.de

5 comentários:

  1. Descabelada,porém talentosa e simpática....heheheh

    ResponderExcluir
  2. Legal ... e vida pessoal nem uma noticia..

    ResponderExcluir
  3. Legal mesmo agora agente pode saber sobre as noticias do voley mundial atravez do blog !!
    valeu Irmãs Mello !!!!!!!!

    ResponderExcluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.