terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Perfil - Serena Ortolani



Informações Gerais:

Posição: Oposta
Data de Nascimento: 07/01/1987
Local: Ravenna, Itália
Altura: 187 cm
Clube Atual: Foppapedretti Bergamo (Itália)

Serena Ortolani é o nome dessa jovem atacante italiana que, com a aposentadoria da cubana Tai Aguero, teve de assumir no final de 2009 a vaga de titular da seleção principal de seu país. Em poucos dias ela completará 23 anos de idade e por isso hoje vocês vão ficar sabendo um pouco mais da menina que ganhou a Itália. Para eles ela não é mais uma revelação, mas sim uma realidade.

Ortolani jogando a Copa dos Campeões em 2009

Ortolani começou no esporte em 1995, aos 8 anos de idade, jogando no minivolley do clube Reda Volley em Romagna. Em 1999, aos 12 anos, passou ao setor juvenil do Libertas Forli por uma estação. Na temporada 2000/2001 seguiu para o time de sua cidade, o Teodora Ravenna, onde ficou por dois anos.
Em 2002 foi jogar no Club Italia, um projeto criado pela federação italiana. É uma espécie de seleção permanente para meninas italianas, e com esse pode disputar as séries B1 e B2 do Campeonato Italiano.
Quando foi 2004 veio sua grande chance. A jogadora assinou com um dos mais tradicionais clubes da Europa, o Foppapedretti Bergamo, onde jogavam a italiana Piccinini, a alemã Grün e a russa Sokolova. Pode se dizer que esse foi o primeiro grande clube por onde a jogadora passou, sua formação como atleta está nesta cidade. E pela primeira vez Ortolani estaria participando, mesmo que do banco, da série máxima do Campeonato Italiano, a A1. Nesta temporada vieram então seus primeiros títulos em clubes, logo de cara ela se tornou campeã da Supercoppa Italiana e campeã européia de clubes.
Na temporada seguinte, 2005/2006, ainda em Bergamo, se sagrou vencendora da Coppa Italia e conquistou seu único título até agora do Campeonato Italiano. Por essa temporada a jogadora ganhou o prêmio Arnaldo Eyard por melhor jogadora under 20 da Itália.
Em 2006/2007, no meio da temporada foi emprestada pelo clube Foppapedretti para jogar pelo Rebecchi Piacenza, uma forma de dar a jogadora uma maior oportunidade de continuidade de jogos, uma vez que ela era banco em Bergamo e ia para jogar de titular em Piacenza. Seus bons jogos lhe renderam um contrato para jogar no ano seguinte pelo time doYamamay Busto Arsizio, onde fez uma bela temporada.

Serena defende as cores do
Foppapedretti Bergamo

Em 2008, após esse período longe jogando bem e ganhando experiência, Ortolani retornou a Bergamo, para então jogar de titular. E essa temporada não poderia ser melhor para a jovem jogadora. Acredito que 2009 tenha sido um dos melhores momentos em sua carreira. Ela foi novamente campeã da Champions League com o clube, o jogo final foi contra o time russo do Dinamo Moscow, e Serena foi a maior pontuadora fazendo 25 pontos, que lhe rendeu o prêmio de MVP do Final Four da competição.

Prêmio de MVP conquistado após a grande partida final

Hoje Ortolani continua em Bergamo, o time se encontra na quarta colocação do campeonato Italiano, luta para conquistar seu oitavo título da Champions League, e enfrenta a partir da próxima semana o Urbino pelas quartas de final da Coppa Italia.

Ao lado da levantadora Lo Bianco tenta conquistar
mais títulos pelo Bergamo

Pela seleção italiana as conquistas não são menores. Nas seleções de base foi prata no Europeu e Mundial infanto em 2003 e em 2004 já na seleção juvenil foi ouro no Campeonato Europeu da categoria vencendo por 3x0 a Sérvia e Montenegro na Eslováquia.

Ortolani enfrentando na final do Europeu juvenil a
seleção de Sérvia e Montenegro

Sua primeira convocação na seleção adulta aconteceu em 2005 para o Torneio Classificatório do Campeonato Europeu. Ainda neste ano foi chamada para jogar o Grand Prix e conquistou a medalha de prata no Europeu na Croácia, perdendo a final para a Polônia.
A partir deste momento as convocações não pararam. Ortolani pode participar das maiores competições que um atleta pode desejar. Em 2006 participou do Mundial no Japão e em 2008 as Olimpíadas de Pequim. Nesse meio tempo, em 2007, foi pela primeira vez Campeã Européia em Luxemburgo e no final do ano venceu a Copa do Mundo.
Já em 2009, mais títulos, o técnico Barbolini criou uma seleção B para planejar melhor seu trabalho até o grande objetivo da Itália no ano que era o bicampeonato do Europeu, o que deu a Serena a chance de jogar como titular em Montreux onde foi prata e na Universíade onde conquistou a medalha de ouro vencendo a seleção principal da Sérvia por 3x2 em uma grande partida. Partiu então para o Europeu, e do banco viu suas companheiras conseguirem o sonhado bicampeonato na Polônia, vencendo a Holanda na final. Vencer o torneio continental deu a Itália a chance de disputar a Copa dos Campeões no Japão, mas após o Europeu a cubana naturalizada italiana Tai Aguero anunciou sua aposentadoria da seleção. Serena se viu na responsabilidade de assumir o papel de oposta da seleção italiana e não decepcionou. A Itália fechou o ano vencendo mais uma vez e agora Ortolani larga na frente para preencher a posição nas Olimpíadas de Londres em 2012.

Bicampeã Européia na Polônia em 2009

Ortolani ainda é uma atleta jovem e que tem muito o que melhorar, mas algo não pode se duvidar...sua grande personalidade e capacidade de lutar por cada ponto. Sem trocadilhos com seu nome serenidade é uma de suas características, sempre com aparência tranquila em quadra. Esse é um nome que vocês podem guardar, pois acredito que ela ainda colecionará muitas vitórias em sua carreira.

fonte: volleybergamo.it; cev.lu e site da Lega

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.