quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Perfil - Kim Staelens


Informações Gerais:

Posição: Levantadora
Data de Nascimento: 07/01/1982
Local: Kortrijk, Bélgica
Altura: 182 cm
Clube Atual: Asystel Novara (Itália)

Hoje falaremos dessa talentosa levantadora holandesa. Recém contratada pela equipe do Novara, ela chega para tentar ajudar a equipe a sair de uma situação difícil na temporada, o time, que conta com muitas estrelas, não consegue fazer boas atuações e Kim Staelens chega trazendo a esperança ao clube de jogos melhores no futuro.

Apesar de terem nascido na Bélgica, Kim e sua irmã, a também jogadora da seleção Holandesa Chaine Staelens, pediram ainda cedo a cidadania esportiva holandesa. O pai das duas, Jean-Pierre, é belga e foi jogador da Seleção Belga de Vôlei, a mãe é holandesa, o que permitiu as duas pegarem a nacionalidade holandesa sem maiores problemas. Essa decisão foi tomada quando Kim tinha apenas 14 anos, por achar as duas talentosas, o pai sugeriu que elas tentassem a carreira jogando pela Holanda, onde acreditava ele que teriam mais sucesso. E foi o que aconteceu.

A levantadora é uma das apostas do
técnico Selinger

O primeiro clube da jogadora foi o Hermanas Wervik na Bélgica, na temporada 1994-1995. Na temporada seguinte, ainda na Bélgica, se mudou para o VC Wevelgem. Ainda muito nova, Kim figurava somente na reserva das equipes. Aos 14 anos, em 1996, veio a decisão de se mudar para a Holanda, e Kim foi jogar pelo Bonduelle WC. Em 1997 mudou de time, foi para o VC Weert, onde em 1999 conquistaria seus primeiros títulos, se tornando campeã da Copa da Holanda e campeã holandesa. Na temporada seguinte, 2000-2001, decidiu expandir seus horizontes e foi atuar na França, no Marcq en Baroeul. Não foi um bom ano para Kim, que lutava para tentar a vaga de titular. Em 2001-2002 decidiu continuar na França porém em outro clube, no USSPA Albi, onde pode atuar com maior frequência.

Com boas atuações na França, Kim Staelens assinou por dois anos com UCS Münster da Alemanha em 2002. Em seu primeiro ano, a jogadora não conquistou títulos, porém o Münster chegou na segunda colocação tanto na Copa da Alemanha como na Bundesliga. No segundo ano, com a Kim a equipe liderava o campeonato, quando ao final de 2003 veio o grande baque na sua carreira, lesionando seriamente o joelho esquerdo. De fora, Kim veria seu time ser Campeão Alemão e vencedor da Copa Alemã.

Kim após a principal cirurgia no joelho em Janeiro
de 2004

Devido a lesão no joelho, Kim teve que ficar de fora toda temporada de 2004-2005. Dia 31 de dezembro de 2003, Kim fez a primeira de 4 cirurgias que estavam por vir. Foi somente uma cirurgia exploratória para então dia 28 de janeiro de 2004 vir a cirurgia mais complicada de reconstrução do ligamento do joelho. Foram 2 meses e meio sem colocar sequer o pé no chão. Kim diz que tinha dúvidas se voltaria ainda a jogar em alto nível. Chegou a tentar treinar com o time de Münster ao final de 2004, porém novas dores fizeram com que em Janeiro de 2005, voltasse para mesa de cirurgia. Dessa vez uma recuperação mais rápida, e em maio de 2005, a jogadora se reuniu com as companheiras de seleção para treinar.

Já recuperada, depois de muito sofrimento, assinou em 2005 com o time do Martinus Amstelveen da Holanda. Em um projeto criado pela técnico Avital Selinger com apoio da federação holandesa para alcançar a classificação para as Olimpíadas de Pequim, todas as principais jogadoras da seleção assinaram com o clube. Lá, em 2006 ,teve novamente que passar por uma cirurgia no joelho, a última até o momento, devido a um problema no menisco medial. Mas seu tempo em Amstelveen foram de mais felicidades do que tristezas. Se sagrou tri-campeã holandesa e da Copa da Holanda nos anos de 2006, 2007 e 2008.

Campeã holandesa em 2008 pelo Martinus Amstelveen

Em 2008-2009 veio sua primeira temporada no Campeonato Italiano, e jogando pelo Despar Perugia foi terceira colocada na Champions League, perdendo a semifinal para o outro italiano Foppapedretti Bergamo.
Após tirar umas férias depois do período de seleção em 2009, Kim assinou dia 04 de janeiro com o Novara e pode estrear pelo clube já no próximo fim de semana.

Pela seleção holandesa Kim foi eleita a melhor levantadora do Europeu Juvenil de 1999 e melhor levantadora do Torneio Juvenil das oito nações disputado na França também em 1999. Já na Seleção adulta desde 2003, ficou na oitava colocação do Mundial em 2006 e foi campeã do Grand Prix 2007. Em Janeiro de 2008 veio para a jogadora a maior decepção na sua carreira, a Holanda não conseguiu repetir no Classificatório Olímpico Europeu as boas atuações do Grand Prix 2007, e a tão sonhada vaga para as Olimpíadas não aconteceu.

A holandesa em dois momentos, ouro no WGP 07...

...e a decepção no classificatório
Olímpico em 2008

Recuperadas e agora em busca da classificação pra Londres, as holandesas continuam fazendo um bom trabalho. Em 2009 Kim foi eleita a melhor levantadora no torneio de Montreux na Suíça, onde a Holanda terminou em terceiro, e o melhor resultado do ano, a conquista da prata no Europeu na Polônia.

A Holanda ganhou a prata no Europeu em 2009

Kim Staelens é uma levantadora versátil, tem no bloqueio uma arma muito forte, em boas condições físicas vem fazendo um bom trabalho na liderança da seleção holandesa. Agora elas vão em busca da vaga para as Olimpíadas de 2012 e acredito que as chances são muito boas para essa experiente equipe.


Atualizações:

Dia 27/02/2010 - Kim Staelens anunciou estar grávida, assim a jogadora ficará de fora do final da temporada 2009/2010 pelo Asystel Novara

fonte: site da Lega e kimstaelens.nl

6 comentários:

  1. Que massa saber mais sobre a Kim!! Eu adorei ela no GP e ia justamente comentar como achei bacana a contratação dela pelo Novara quando vi esse post novo! Parabéns pelo excelente blog, meninas!! Igual a esse sobre vôlei estrangeiro não há, nem no Brasil nem em canto nenhum! Sem exagero! ;) Beijossss!!

    ResponderExcluir
  2. Esse time da Holanda (Martinus Amstelveen) que a Kim jogou, é o mesmo que disputou o Top Volley recentemente?

    ResponderExcluir
  3. heheh...Obrigada Ju pelo elogio sempre...:*

    E Marcelo..na verdade não...bem, mais ou menos..rs..o TVC originou do Martinus digamos assim...
    Até temporada passada o time era Martinus Amstelveen e contava ainda com o tecnico da Seleção Holandesa o Selinger e algumas jogadoras como a meio de rede Wensink e Huurman, além de Robin de Kruijf, Maret Grotheus e a levantadora era a Alema Weiss, no entanto eles tiveram problemas com patrocínio para essa temporada e o time quase acabou. Mas eles conseguiram fazer um acordo, e o Martinus Amstelveen e o AMVJ (que foi segundo colocado temporada passada no volei Holandes) se uniram e formaram o TVC Amstelveen. Algumas jogadoras saíram e as mais novas ficaram, formando o time que foi jogar o Top Volley. A oposta Meijners foi uma das que jogavam no AMVJ, e na união ficou no TVC. Entendeu? ;)

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. hoje é um dia muito feliz para mim pois conheci o blog, que maravilha. fala tudo sobre voley feminino.eu sou fã da kim staelens.
    espero que vocês continuem assim com todas essas informações!
    obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Adilsod pelos elogios, ficamos felizes em saber que vc gostou e esperamos que continue acompanhando e gostando. ;)

    Qualquer duvida, crítica ou idéia pdoe entrar em contato com a gnt! ;)

    Bjoooos

    ResponderExcluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.