domingo, 3 de janeiro de 2010

Liga Japonesa 2009/2010

JT Marvelous é o líder da temporada até agora da V.League

Hoje falaremos um pouco sobre a Liga Japonesa de Voleibol, conhecida como V.league. É uma liga ascendente que conta em grande parte somente com suas estrelas nacionais, muito porque cada time só permite contratar uma estrangeira. Mas a cada ano o investimento dos times em estrangeiras fortes vem crescendo, tornando a competição mais forte.

A ponteira holandesa Chaine Staelens é um reforço
estrangeiro para essa temporada, ela está na equipe
do Denso Airybees


A meio de rede Érika Araki foi outro reforço que
chegou essa temporada já que a japonesa estava
na Itália em 2008/2009

Essa temporada 8 times disputam a liga principal, que teve início dia 28 de novembro de 2009 e segue até 11 de abril de 2010. Para melhor visualização, coloquei a baixo uma lista com as equipes participantes e suas principais jogadoras:
  • Toray Arrows - a capitã japonesa Érika Araki, a ponteira Saori e a americana Cynthia Barboza
  • Hisamitsu Springs - a brasileira Elisângela e a líbero japonesa Sano
  • NEC Red Rockets - a brasileira Fofinha e a japonesa Sugiyama
  • Denso Airybees - a holandesa Chaine Staelens e a japonesa Inoue
  • Toyota Auto Body Queenseis - a brasileira Renatinha
  • Pioneer Red Wings - a japonesa Kurihara
  • Okayama Seagulls - a japonesa Yamaguchi
  • JT Marvelous - as japonesas Takeshite e Sakashita e a coreana Kim
A oposta brasileira Renatinha é o destaque na equipe
do Toyota Auto body

O sistema de disputa é um pouco diferente do que estamos acostumados a acompanhar nas principais ligas do mundo. Durante a fase regular as 8 equipes participantes jogam entre si por quatro vezes, somando ao todo 28 jogos para cada. No entanto, ao contrário do que normalmente acontece, os jogos não são divididos em casa e fora de casa, os times se enfrentam em diferentes cidades, definidas antes do campeonato começar. Isso acontece porque no Japão a maioria dos times se encontram em uma área em que os torcedores não teriam muito acesso, assim os jogos acontecem em diferentes cidade, permitindo aos fãs de vôlei acompanhar diversos times, é uma visão diferente do esporte, uma vez que não existe a associação com a cidade da equipe. A cada fim de semana, isso porque os jogos no Japão acontecem aos sábados e domingos seguidamente, 4 times se deslocam até uma cidade e os outros 4 para outra, ocorrendo assim sempre rodadas duplas de jogos em cada ginásio, no sábado jogam a-b e c-d e no domingo a-c e b-d, por exemplo. Ao final da fase regular os quatro melhores se classificam para a Fase Final. Nela as equipes também jogam todas entre si e os dois melhores colocados após essa disputa se enfrentam na final, decidida em um jogo apenas, as outras duas equipes disputam um jogo valendo 3ª-4ª colocação.

Até agora foram realizados 6 jogos para cada equipe e o JT Marvelous lidera a tabela sendo o único ainda invicto. Em segundo vem o Hisamitsu com apenas uma derrota e 5 vitórias. Na sequência aparecem Torray Arrows, Denso Airybees e Okayama, todos tiveram 3 vitórias e três derrotas, o desempate fica no saldo de sets. O NEC Red Rockets está na 6ª colocação, o time perdeu em quatro oportunidades e Pioneers e Toyota fecham a classificação com apenas uma vitória cada.


A japonesa Takeshita e a coreana Kim são os
destaques do líder do campeonato

Dia 09 e 10 de Janeiro os times voltam a quadra após a paralisação de fim de ano e muito a ainda será disputado. Se você se interessou, de tempos em tempos daremos notícias do que anda acontecendo na terra do sol nascente, mas se você quiser acompanhar mais de perto, pode acessar o site da liga, www.vleague.or.jp, que está em japonês, por isso sugiro que use a ferramenta de tradução do google. Os resultados e estatísticas dos jogos disputados até agora pode encontrar neste link.

fonte: vleague.or.jp

2 comentários:

  1. Oi, Joana e Mari!
    Que barato este novo blog de vcs! Parabens!
    Legal saber todas informações ate da Liga Japonesa.

    ResponderExcluir
  2. como faço pra criar e inscrever meu time de volei no campeonato japones de volei feminino.
    quanto teria que gastar etc. no fim do ano ou no começo de 2011 estou predendendo criar uma equipe de volei proficional feminino no japão.
    obrigado!!

    ResponderExcluir

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.