quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

DVL 2009/2010 - Bundesliga


Schweriner é o atual campeã e líder dessa temporada

A DVL é a Liga Alemã de Voleibol, também conhecida como Bundesliga, que essa temporada teve início dia 17 de outubro de 2009. Ao todo são 14 times disputando o título da competição. O maior vencedor da história na Alemanha é o VC Hannover, no entando nas últimas temporadas três times vem se destacando, o Dresdner SC, o Vilsbiburg e o Schweriner, atual campeão da da Liga, mas deixaremos para falar dos times mais adiante.

O sistema da Bundesliga é de pontos corridos, ou seja, todos os times jogam contra todos, os vencedores dos jogos ganham dois pontos e os perdedores nenhum. Ao final da Liga, o time com maior número de pontos na classificação é declarado o campeão. Na Alemanha existe um projeto para mudar esse sistema, se defende que após uma fase regular seja instituído uma fase final, onde os 4 melhores times disputariam semifinais e a final como acontece na Champions League. No entanto esse projeto foi postergado, e só deve acontecer a partir da próxima temporada.

O líder até agora da DVL é o Schweriner SC, que não perdeu ainda essa temporada, são oito vitória até agora e somente 3 sets perdidos, somando 16 pontos. No elenco podemos encontrar jogadoras famosas como as holandesas Caroline Wensink e Carlijn Jans. Caroline Wensink curiosamente, apesar de jogar como meio de rede na seleção holandesa, joga na Alemanha como ponteira. Jans vem sendo um dos maiores destaques da competição, a jogadora, que já teve passagens pela seleção de seu país, é líder nas estatísticas de melhor ataque e melhor bloqueio. O Schweriner conta ainda com as alemãs Lisa Thomsen, Berit Krauffeldt, que estiveram na seleção no último Europeu, a levantadora Denise Hanke e a experiente Sylvia Roll.


Caroline Wensink é um dos grandes reforços que
chegaram essa temporada na liga alemã

Na segunda colocação do campeonato vem o VfB Suhl também com 16 pontos porém com um jogo a mais. O time só perdeu uma vez no torneio, muito graças as ótimas atuações da famosa Birgit Thumm, mais um destaque do torneio. Quem também vem atuando bem é a levantadora Manja Simmank, que lidera a estatística nessa posição.


VfB Suhl da experiente Birgit Thumm

Seguem na classificação o VC Wiesbaden com 16 pontos (8 vitórias e 1 derrota), da alemã Nadja Schaus, que esteve no Brasil durante o Grand Prix 2009, o Allianz Volley Stuttgart, 14 pontos, da brasileira Sabrina Duarte e da alemã Sabrina Ross, que infelizmente desfalcou o time durante diversas rodadas por uma lesão no ombro proveniente da temporada com a seleção, mas já está jogando. Em quinto aparece o Rote Raben Vilsburg, que foi campeão da DVL em 2008. O time tem 10 pontos e conta com um elenco muito novo, muitas fizeram parte da seleção que foi campeã mundial juvenil em 2009, como a líbero Lenka Dürr, a levantadora Lena Möllers e a ponteira Sarah Petrausch. Para essa temproada o clube trouxe o reforço da italiana Marika Serafin, que jogou temporada passada pelo Conegliano.
Com um pouco de surpresa, o Dresdner SC vem somente na sexta colocação, o time perdeu para o líder Schweriner na última rodada antes da paralisação de fim de ano por 3x1 e soma 10 pontos também. O Dresdner foi campeão em 2007 e essa temporada conta com nomes como a líbero Kerstin Tzscherlich e a jovem de Saskia Hippe, maior revelação Alemã, a jogadora de 18 anos é uma das maiores pontuadoras do torneio e é considerada o futuro da seleção.


Dresdner SC

Em sétimo lugar vem o USC Müster com 8 pontos, time tradicional na Alemanha que já foi campeão 9 vezes da Liga, porém essa temporada vem encontrando algumas dificuldades e até agora segue com quatro vitórias e quatro derrotas. O time tem como grande destaque a ponteira alemã Maren Brinker.


Maren Brinker é o destaque do UCS Münster


Também com 8 pontos em oitavo vem o VT Aurubis Hamburg, da brasileira Danúbia e da meio de rede Radzuweit, em nono o Köpenicker SC Berlin com, em décimo o SV Sinshein, que subiu essa temporada, cada um com 6 pontos. O Alemannia Aachen, que foi o pior em 2008/2009 vem com 4 pontos em 11º.
Fechando a tabela, o SC Potsdam com 4 pontos, o Allgäu Team Sonthofen com 2 pontos, e ainda sem vitórias me último vem o SV Lohhof.

Essa semana os times voltam ao torneio, e seguem na luta para se tornarem os grandes campeões.

Quem quiser mais informações sobre a DVL pode acessar http://volleyball-bundesliga.de

Copa Alemã 2009:

Paralelo a DVL, acontece na Alemanha a Copa Alemã, que já está com a final definida. O Dresdner SC logo após perder para o líder Schweriner pela Liga, teve de enfrentá-lo novamente pela semifinal da Copa, e em uma grande partida de Saskia Hippe, que somou 29 pontos, o time surprendeu o líder e se classificou para a grande final, onde pega o VfB Suhl, que venceu sem dificuldades o Vilsbiburg na outra semifinal.


Saskia Hippe, um dos destaques na Alemanha

Resultados das Semifinais Copa Alemã:

Schweriner SC 2x3 Dresdner SC (24-26 23-25 25-13 25-13 13-15) - Estatística
Rote Rabe Vilsbiburg 1x3 VfB Suhl (18-25 23-25 25-11 17-25) - Estatística

A final acontecerá em Março em um único jogo.

fonte: volleyball-bundesliga.de

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer mensagem de conteúdo ofensivo será excluída. Respeitem o voleibol.